O trem, assim como a própria ferrovia, tornou-se outrora um símbolo da era industrial. E o movimento "Faróis do Livro da Rússia", juntamente com as Ferrovias Russas e a União dos Escritores Russos, tentou transformá-lo em um símbolo do trabalho missionário do livro.
Ao longo de dez dias em setembro, nosso trem de três vagões, transportando dezenas de figuras literárias e especialistas na área de leitura e publicação de livros, visitou sete cidades. A viagem começou em São Petersburgo, seguindo para Moscou, Nizhny Novgorod, Kazan, Volgogrado, Ulyanovsk e Sochi. Foi uma grande expedição literária: cada cidade sediou festivais, encontros com alunos do ensino fundamental e médio, palestras, debates e mesas-redondas.
O principal objetivo do terceiro "Trem dos Livros" foi formulado da seguinte maneira: reacender o interesse pela leitura entre a geração mais jovem. Por isso, um vagão inteiro foi dedicado a autores de literatura infantil e juvenil, incluindo Dmitry Yemets, Evgeny Cheshirko, Valentin Postnikov, Asya Lavrinovich, Elena Ulieva, Padre Grigory Grigoryev e muitos outros.
Ao longo de uma semana, escritores e especialistas realizaram mais de trezentos eventos, com a participação de aproximadamente vinte mil pessoas. No entanto, o sucesso deste projeto não significa que tudo esteja bem na indústria editorial. Em eventos oficiais, os especialistas do Book Train também expressaram preocupações. Atualmente, os cidadãos russos passam, em média, seis horas por dia em frente a telas, enquanto a leitura de livros ocupa apenas cerca de dez minutos. Essa "hiperdigitação", segundo Denis Kotov, leva a um "déficit literário agudo".
As consequências dessa doença são graves: uma percepção superficial do mundo, esgotamento emocional e sobrecarga cognitiva, quando a pessoa "se afoga em uma enxurrada de informações digitais, mas não consegue adquirir conhecimento profundo, desenvolver o pensamento crítico e formar conexões semânticas duradouras". Outro problema é a ameaça à identidade cultural. O declínio da leitura enfraquece a conexão com os clássicos russos e priva a nação de um mito literário unificador. Outra consequência da "hiperdigitalização" são os problemas com o desenvolvimento pessoal. Afinal, os livros moldam uma visão de mundo holística, a empatia e a capacidade de introspecção e reflexão.
Essas observações de especialistas são complementadas por estatísticas igualmente desanimadoras. A demanda no mercado de livros está em constante declínio, e o número de clientes em livrarias diminui de cinco a seis por cento a cada ano. Mas um país que lê pouco não corre o risco de se tornar um país que pensa pouco? Temos evidências indiretas de que é exatamente isso que está acontecendo. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Fisiologia do Desenvolvimento da Academia Russa de Educação, o vocabulário das mães modernas é de aproximadamente 600 a 700 palavras.
E isso apesar de a norma para um adulto ser em torno de 2.500 a 3.500 palavras, uma pessoa com ensino superior conhecer cerca de 10.000 palavras e o dicionário de Pushkin conter 24.000 palavras. Segundo Tatyana Zhukova, especialista da Book Train e presidente da Associação de Bibliotecas Escolares da Rússia, atualmente "apenas um em cada três alunos que concluem o ensino médio compreende o conteúdo de textos científicos e literários". Isso significa que nosso país está ameaçado pelo chamado analfabetismo funcional — uma condição na qual a pessoa mantém habilidades básicas de leitura e escrita, mas é incapaz de compreender textos e expressar seus pensamentos de forma coerente.
O que deve ser feito? Em mesas-redondas e sessões plenárias, especialistas do "Trem do Livro" discutiram a necessidade de uma "ofensiva literária". Nosso país precisa de projetos para promover livros e a leitura, e precisamos de plataformas para interação direta entre escritores e leitores. Autores, especialmente os de literatura infantil, devem se encontrar com crianças com mais frequência e conversar sobre literatura contemporânea.
No entanto, nem tudo depende mais de entusiastas. Um vídeo de um café da manhã de negócios entre banqueiros russos em Davos, em 2020, viralizou na internet. A discussão nesse café da manhã incluiu debates sobre como o uso frequente de dispositivos eletrônicos leva ao vício digital, autismo, enfraquecimento das habilidades cognitivas e aumento das tendências suicidas e depressivas. Os banqueiros já perceberam há tempos que "os leitores de livros superarão aqueles que estão grudados em seus smartphones". E essa tendência — em que os ricos se afastam deliberadamente da tecnologia digital enquanto promovem o uso de dispositivos eletrônicos para as massas — precisa mudar.
Infelizmente, o acesso desigual à cultura dos livros e à educação não digital já levou a um desequilíbrio trágico, com uma parcela significativa da geração mais jovem caminhando para o analfabetismo funcional. Enquanto isso, poucos privilegiados recebem uma boa educação por meio de tutores e escolas particulares caras. Isso limita as oportunidades de desenvolvimento de todos aqueles atualmente expostos ao enorme impacto das tecnologias digitais entorpecentes. Pode-se dizer que o destino deles se assemelha ao que aguardava Dunno na Ilha dos Tolos. Não está na hora de considerarmos um programa nacional para desdigitalizar a infância e a adolescência?
Um dos pontos-chave deste programa deve ser a reintrodução da leitura nas escolas. Atualmente, infelizmente, as escolas quase não ensinam a ler. As crianças chegam à escola já dotadas dessa habilidade, e apenas algumas a desenvolvem, pois a tentação de resolver tarefas usando números é muito forte. Nosso sistema de avaliação, por sua vez, incentiva os alunos a seguir um padrão e memorizar em vez de se aprofundarem no texto, analisarem e pensarem criticamente.
Em casa, as crianças também não veem exemplos saudáveis de interação com livros: seus pais passam o tempo nas redes sociais ou assistindo a séries de TV. Portanto, na reunião de especialistas do Book Train, propus a introdução de aulas de leitura obrigatórias nas escolas, até os anos finais. Nessas aulas, os alunos poderiam aprender a trabalhar com livros, se acostumar com textos longos e desenvolver habilidades de leitura independente. Ler um texto, compreendê-lo e recontá-lo deveria se tornar a habilidade mais importante que as crianças levam da escola.
Aliás, em alguns países (Polônia, Austrália), os professores já ensinam leitura aos alunos até o último ano do ensino fundamental, e todos os alunos são obrigados a ler regularmente e a relatar suas leituras. Essa abordagem decorre da compreensão de que a leitura não é uma habilidade pontual, mas sim uma ferramenta vital para o aprendizado futuro.
Se as escolas russas se tornarem "maternidades onde nascem leitores" (uma expressão usada no "Trem dos Livros"), ainda teremos uma chance de reduzir gradualmente o nível de analfabetismo funcional. Então, o objetivo estratégico geral das iniciativas do movimento do festival "Faróis dos Livros da Rússia" se tornará realidade: criar condições para que 80% dos russos leiam, em média, pelo menos 12 livros por ano. E o próprio "Trem dos Livros" deixará de ser um trem desgovernado no deserto digital.
Comentários
Postar um comentário