Cantor e compositor cubano Pablo Milanés (Foto: Claudia Daut / Reuters)
A música também é uma forma de terapia que pode influenciar o nosso estado mental e emocional
Por Luis Pellegrini – "Sem música, a vida seria um erro", disse Friedrich Nietzsche - filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século 19. Estava certo: A boa música tem o poder de nos fazer sentir bem, relaxar, estimular a criatividade e até mesmo melhorar a nossa saúde. No Programa Oásis que irá ao ar domingo, 17 de setembro às 21 horas na TV 247, iremos explorar alguns dos benefícios que a música pode trazer para o nosso cérebro e para o nosso corpo.
O tema será: “Educação musical: o poder regenerador da boa música”. Eu e a jornalista Andrea Trus capitaneamos o programa que terá a presença de duas especialistas na matéria, as irmãs Maria Lúcia Brienza e Maria Aparecida Brienza, sócias fundadoras da Escola de Música Higienópolis, com 31 anos de militância no ensino da música na capital paulistana.
A música é uma forma de arte que envolve sons organizados de maneira harmoniosa, rítmica e expressiva. Ela pode ser produzida por instrumentos, vozes ou ambos. A música é uma linguagem universal que pode comunicar emoções, ideias e sentimentos sem a necessidade de palavras.
A música também é uma forma de terapia que pode influenciar o nosso estado mental e emocional. Estudos científicos mostram que a música ativa diversas áreas do nosso cérebro, como as auditivas, límbicas e motoras. Essas áreas estão relacionadas à percepção, à memória, às emoções e aos movimentos.
Quando ouvimos uma música que nos agrada, o nosso cérebro libera substâncias químicas como a dopamina, a serotonina e a endorfina. Essas substâncias são responsáveis pelo prazer, pela felicidade e pelo alívio da dor. Além disso, a música pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
A música também pode melhorar o nosso desempenho cognitivo e a nossa aprendizagem. A música estimula a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em função das experiências. A música pode aumentar a atenção, a concentração, a criatividade e a memória. Um exemplo disso é o chamado "efeito Mozart", que consiste em um aumento temporário do raciocínio espacial após ouvir uma peça musical do compositor.
A música também pode ter efeitos positivos no nosso corpo. A música pode regular o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a respiração e o sistema imunológico. Pode ajudar a prevenir e tratar doenças como a hipertensão, a ansiedade, a depressão, o Alzheimer e o Parkinson. Também pode aliviar a dor crônica e aguda, como a causada por cirurgias ou câncer.
O que é boa musica? É aquela que nos faz bem, que nos emociona, que nos inspira e que nos conecta com os outros. A boa música é uma fonte de saúde, de beleza e de arte. Por isso, devemos aproveitar os benefícios que ela nos oferece e incorporá-la ao nosso dia a dia.
Saiba por que a educação e a sensibilização musical é tão importante para as crianças (de todas as idades, desde bebês até os bem idosos). Ela pode resolver com vantagem uma série de problemas, entre eles os da TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário