sábado, 5 de abril de 2025

A falência da profissão de professor

(Foto: Agência Brasil)

Desvalorização salarial, condições precárias e falta de reconhecimento social afastam docentes das salas de aula

Valter Mattos da Costa*

As evidências são claras e incontornáveis: a profissão docente caminha, a passos largos, para a falência. Em 2018, o Brasil amargou a última posição no ranking global de status do professor, segundo levantamento da Varkey Foundation, publicado no portal G1.

Desde então, o cenário não só permanece crítico como se agravou, refletindo um projeto estrutural que desvaloriza quem ensina. Professores da educação básica seguem mal remunerados, expostos à violência e sem o mínimo de reconhecimento social ou condições materiais adequadas para exercer sua função. Por que, afinal, uma das profissões mais estratégicas para o futuro coletivo é tratada como descartável?

terça-feira, 1 de abril de 2025

EDUCAÇÃO NA EXTREMA DIREITA - Nacionalismo e educação patriótica

 

Crédito: Rawpixel/Creative Commons

A educação patriótica pode desenvolver nos alunos afetos de hostilidade em relação a outros países e culturas, aumentando o risco de conflitos entre eles. Pode provocar a limitação do pensamento crítico e da liberdade de expressão, incentivar a marginalização de grupos minoritários ou estrangeiros, acirrando as divisões sociais

Antônio Carlos Will Ludwig

A educação patriótica tem ganhado destaque em vários países ao redor do mundo, com diferentes abordagens e objetivos. Embora possa apresentar variações ela continua visando desenvolver o afeto patriótico, ou seja, o sentimento de amor, orgulho e devoção ao próprio país, associado a um apego emocional e cultural à pátria e acompanhado da valorização de suas tradições, história e conquistas. Comumente é expresso de forma simbólica através do culto à bandeira em seu hasteamento, ao canto do hino nacional e à participação em datas comemorativas. Esses rituais têm em vista criar um afeto de pertencimento e orgulho nacional, especialmente entre as novas gerações.

A falência da profissão de professor

(Foto: Agência Brasil) Desvalorização salarial, condições precárias e falta de reconhecimento social afastam docentes das salas de aula Valt...