quinta-feira, 2 de maio de 2024

Portaria nº 412, de 15 de abril de 2024


PORTARIA Nº 412, DE 15 DE ABRIL DE 2024

Dispõe sobre os critérios para concessão de ampliação do regime de trabalho para quarenta horas semanais.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições previstas no artigo 2º do Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, regulamentado pelo Decreto nº 38.631, de 2017, bem como no disposto no artigo 105, parágrafo único, inciso III, da Lei Orgânica do Distrito Federal, e em vista do Decreto nº 25.324, de 10 de novembro de 2004, que autoriza os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal a oferecer a opção pelo regime de 40 (quarenta) horas semanais, resolve:

segunda-feira, 29 de abril de 2024

A greve na educação federal

Imagem: Roman Kaiuk

Por AQUILES MELO*
aterraeredonda.com.br/

A derrota dos docentes das federais é a derrota da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade

No último dia 12 de abril, o governo do presidente Lula afirmou pretender investir um montante de R$1 bilhão para repatriar aproximadamente mil cientistas residentes no exterior. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), teríamos algo em torno de 35 mil mestres e doutores vivendo fora do país.[i] Não tardou muito para a medida ser amplamente questionada.

sábado, 27 de abril de 2024

Portaria nº 389, de 09 de abril de 2024


PORTARIA Nº 389, DE 09 DE ABRIL DE 2024

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, por delegação de competência prevista na Portaria nº 367, de 21 de julho de 2021, estabelecida nos termos do inciso VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal e do inciso XXI do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em observância ao disposto na Lei Distrital nº 6.023, de 18 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 42.403, de 18 de agosto de 2021; na Portaria nº 614, de 18 de novembro de 2021, e nos demais normativos que dispõem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, resolve:

Portaria nº 388, de 09 de abril de 2024


PORTARIA Nº 388, DE 09 DE ABRIL DE 2024

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, por delegação de competência prevista na Portaria nº 367, de 21 de julho de 2021, estabelecida nos termos do inciso VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal e do inciso XXI do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em observância ao disposto na Lei Distrital nº 6.023, de 18 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 42.403, de 18 de agosto de 2021; na Portaria nº 614, de 18 de novembro de 2021, e nos demais normativos que dispõem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, resolve:

sexta-feira, 26 de abril de 2024

O direito à Escola sem Celulares



Evidências apontam: smartphones e redes sociais deformam o ambiente escolar e produzem apatia, depressão e dessocialização em crianças e adolescentes. Contra a pressão das Big Techs, e por outro projeto educacional, é preciso suprimi-los

por Jonathan Haidt
outraspalavras.net/

Por Jonathan Haidt, em After Babel | Tradução: Antonio Martins

MAIS:
O psicólogo social Jonathan Haidt, autor deste texto, acaba de lançar Thes Anxious Generation [“A geração ansiosa”], que sairá no Brasil em setembro, pela Companhia das Letras. Haidt mantém o site After Babel, onde aprofunda, em escritos frequentes, o estudo sobre como as redes sociais descaracterizam a escola e corroem a democracia. O artigo a seguir foi publicado originalmente lá.

Em maio de 2019, fui convidado para dar uma palestra na minha antiga escola em Nova York. Antes da palestra, encontrei-me com o diretor e os principais coordenadores. Ouvi-os dizer que a escola, como a maioria das instituições de ensino secundárias dos EUA, lutava contra um grande e recente aumento de doenças mentais entre os alunos. Os diagnósticos iniciais eram depressão e transtornos de ansiedade, com taxas crescentes de automutilação; as meninas eram particularmente vulneráveis. Disseram-me que os problemas de saúde mental surgiram quando os alunos chegaram ao nono ano: ao sair do ensino fundmental [middle school], muitos alunos já estavam ansiosos e deprimidos. Muitos também já eram viciados em celulares.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...