quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Portaria nº 818, de 15 de agosto de 2023






PORTARIA Nº 818, DE 15 DE AGOSTO DE 2023


A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III, V e VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal, e os incisos II e V do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em atenção ao inciso V, do artigo 14 do Decreto nº 39.736, de 28 de março de 2019, que estabelece a competência do Comitê Interno de Governança Pública (CIG) para implantar a metodologia da gestão de riscos, resolve:

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Edital nº 45, de 14 de agosto de 2023





EDITAL Nº 45, DE 14 DE AGOSTO DE 2023


PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO DE CURSO DE GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) PARA SERVIDORES EFETIVOS DAS CARREIRAS ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO E MAGISTÉRIO PÚBLICO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, no uso da delegação de competência conferida pela Portaria nº 367, de de 21 de julho de 2021, artigo 12, inciso VIII, alínea “a” e em atenção ao disposto na Portaria nº 07, de 13 de janeiro de 2020, resolve tornar pública a retificação do Edital nº 39, de 12 de julho 2023, publicado no DODF nº 131, de 13 de julho de 2023, referente ao processo seletivo para concessão de bolsa de estudo de curso de graduação ou pós-graduação (lato sensu) para o 2º semestre de 2023, para servidores efetivos das Carreiras Assistência à Educação e Magistério Público. O presente Edital encontra-se regido pela Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, e pelo Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O tempo da economia engole a Educação



A busca acelerada por resultados dita o ritmo da desintegração social no neoliberalismo. Cresce o desinteresse pelo ensino reflexivo. Saídas mágicas, como cursinhos e youtubers, vêm para dar conta do sujeito apto a responder ao relógio do mercado

por Le Monde Diplomatique Brasil
outraspalavras.net/

Por  Raphael Fagundes, na Le Monde Diplomatique Brasil

O sociólogo Christian Laval levanta uma questão interessante: “O mercado exige ‘reações’ fortes, enquanto a solução para muitos dos problemas da educação demanda decisões que funcionam no longo prazo” [1]. Sem dúvida este é um dos motivos da crise da educação.

O neoliberalismo tem como objetivo mercantilizar todas as manifestações humanas. Isso porque F. A. Hayek criou uma espécie de “formação discursiva neoliberal” que pode ser aplicada como episteme capaz de dar conta de diversas áreas. Para Hayek não pode haver um planejamento econômico. O governo deve apenas “fixar normas determinando as condições em que podem ser usados os recursos disponíveis, deixando aos indivíduos a decisão relativa aos fins para os quais eles serão aplicados” [2]. Ou seja, o governo não deve promover um plano econômico com o objetivo de acabar com a fome, desenvolver a tecnologia etc.

A Educação vista por Confúcio


Analisar o Confucionismo, enquanto teoria educacional, possui mais que um sentido histórico: de todos os sistemas pedagógicos existentes, este provavelmente é o mais antigo ainda em funcionamento, com mais de 2500 anos de experiências acumuladas e em pleno processo de aplicação, desenvolvimento e adaptação aos dias atuais. Devemos igualmente prestar atenção a sua importância, posto que esta é a filosofia educacional que tem sustentado a sociedade chinesa através de séculos, que impulsiona continuamente seu desenvolvimento e a formação de sua consciência crítica.

Confúcio: educação


“Aos quinze, decidi aprender. Aos trinta, eu estava firme no Caminho. Aos quarenta, não tive mais dúvidas. Aos cinquenta, incluindo o decreto do céu. Aos sessenta, meu ouvido estava perfeitamente afinado. Aos setenta, agi seguindo meu coração, sem quebrar nenhuma regra. ” – Confúcio

Amanda Alvarez
www.oichinaonline.com.br/

Quem tem o desejo de se aproximar do mundo da educação chinesa, e da civilização chinesa em geral, certamente deve esbarrar em um de seus pilares: Confúcio, uma figura emblemática, na origem de um fenômeno que nunca parou de influenciar a China e suas nações limítrofes, cujos princípios ainda ressoam nos discursos e medidas adotadas pela liderança chinesa, mais de dois mil e quinhentos anos após a enunciação de sua doutrina. É por esta razão que escolhi iniciar este artigo com uma passagem de “Os Diálogos”, uma obra em que as palavras de Confúcio foram veiculadas e representa a fonte de testemunho mais confiável que temos sobre os ensinamentos do Mestre, inspiração constante para a sociedade chinesa.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...