sábado, 27 de abril de 2024

Portaria nº 388, de 09 de abril de 2024


PORTARIA Nº 388, DE 09 DE ABRIL DE 2024

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, por delegação de competência prevista na Portaria nº 367, de 21 de julho de 2021, estabelecida nos termos do inciso VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal e do inciso XXI do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em observância ao disposto na Lei Distrital nº 6.023, de 18 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 42.403, de 18 de agosto de 2021; na Portaria nº 614, de 18 de novembro de 2021, e nos demais normativos que dispõem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, resolve:

sexta-feira, 26 de abril de 2024

O direito à Escola sem Celulares



Evidências apontam: smartphones e redes sociais deformam o ambiente escolar e produzem apatia, depressão e dessocialização em crianças e adolescentes. Contra a pressão das Big Techs, e por outro projeto educacional, é preciso suprimi-los

por Jonathan Haidt
outraspalavras.net/

Por Jonathan Haidt, em After Babel | Tradução: Antonio Martins

MAIS:
O psicólogo social Jonathan Haidt, autor deste texto, acaba de lançar Thes Anxious Generation [“A geração ansiosa”], que sairá no Brasil em setembro, pela Companhia das Letras. Haidt mantém o site After Babel, onde aprofunda, em escritos frequentes, o estudo sobre como as redes sociais descaracterizam a escola e corroem a democracia. O artigo a seguir foi publicado originalmente lá.

Em maio de 2019, fui convidado para dar uma palestra na minha antiga escola em Nova York. Antes da palestra, encontrei-me com o diretor e os principais coordenadores. Ouvi-os dizer que a escola, como a maioria das instituições de ensino secundárias dos EUA, lutava contra um grande e recente aumento de doenças mentais entre os alunos. Os diagnósticos iniciais eram depressão e transtornos de ansiedade, com taxas crescentes de automutilação; as meninas eram particularmente vulneráveis. Disseram-me que os problemas de saúde mental surgiram quando os alunos chegaram ao nono ano: ao sair do ensino fundmental [middle school], muitos alunos já estavam ansiosos e deprimidos. Muitos também já eram viciados em celulares.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Privatizar a educação pública beneficia apenas os tubarões da educação

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/EBC)

Desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas trabalha diariamente com a tese de destruição do Estado e privatização de todo o serviço público

Professora Francisca
brasil247.com/

Desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas trabalha diariamente com a tese de destruição do Estado e privatização de todo o serviço público. Com isso, visa beneficiar o grande capital em detrimento de quem precisa do serviço público, além de tirar do Estado a responsabilidade de cuidar da coisa pública, como determina a Constituição. Esse é o projeto da extrema-direita.

A greve dos professores das Universidades federais

Imagem: Abdelrhman Magdy

Por DANIEL AFONSO DA SILVA*
aterraeredonda.com.br/

O fundamental de toda a situação reside na necessidade de imediato reconhecimento da incontestável derrota moral, intelectual, tática e operacional de toda a categoria nos últimos dez, quinze ou vinte anos

Tem muitos anos que Luis Felipe Miguel virou incontornável no debate público de ideias no Brasil. Sempre bem informado, ele clarifica, como ninguém, a compreensão da conjuntura política corrente. Poucos observadores da cena nacional possuem a sua sofisticação na abordagem dos temas e a sua precisão na elaboração de argumentos. No entanto, nem sempre é possível concordar tudo que ele propõe. Há momentos em que ele, sinceramente, acelera demais ou freia bruscamente nas curvas. De toda sorte, mesmo nessas derrapadas injustificadas que promovem ocasiões de franca discordância intelectual fica impossível totalmente ignorá-lo.

sábado, 13 de abril de 2024

Portaria nº 385, de 09 de abril de 2024


PORTARIA Nº 385, DE 09 DE ABRIL DE 2024

SECRETARIA EXECUTIVA

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, por delegação de competência prevista na Portaria nº 367, de 21 de julho de 2021, estabelecida nos termos do inciso VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal e do inciso XXI do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em observância ao disposto na Lei Distrital nº 6.023, de 18 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 42.403, de 18 de agosto de 2021; na Portaria nº 614, de 18 de novembro de 2021, e nos demais normativos que dispõem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, resolve:

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...