segunda-feira, 17 de junho de 2024

A sociedade da história morta

Imagem: Besteyalc

Por ANTONIO SIMPLICIO DE ALMEIDA NETO*

A disciplina de história foi inserida numa área genérica chamada de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, por fim, desapareceu no ralo curricular

Em um futuro não muito longínquo, numa localidade mais próxima do que se imagina, perdido num tempo-espaço distópico, vivia um grupo de pessoas, premido entre o diminuto espaço de experiência e a quase ausência de horizonte de expectativas, numa espécie de presente contínuo, como eles mesmos costumavam dizer. Seres estranhos, esquisitos, excêntricos, diziam alguns.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

A militarização das escolas

Imagem: Imprensa AgruBan

Por ERIK CHICONELLI GOMES*
aterraeredonda.com.br/

A implementação das escolas cívico-militares está inserida em um contexto político específico, marcado por uma agenda conservadora que busca reforçar valores tradicionais e hierárquicos

Como historiador, não posso deixar de refletir sobre as implicações históricas e sociais das escolas cívico-militares no Brasil, especialmente em um contexto de crescente militarização da educação.

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL - O que aprender com a educação japonesa em tempos de crise do ensino brasileiro?

Educação superior brasileira - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nos últimos quatro anos, aumentaram em 4 milhões o número de matrículas de discentes estrangeiros no Japão em cursos de graduação e pós

Rodrigo Bouyer

Recentemente, fui ao Japão. Lá, visitei instituições de ensino e o Ministério da Educação japonês (MEXT). Tive algumas impressões as quais compartilho neste documento. Lembre-se de que o Japão é a quarta maior economia do mundo; enquanto nós somos a nona. Submetendo-nos a diversas perspectivas distintas, notamos que fazemos uma comparação com um lugar, cujos territórios, culturas e economias são distintos dos nossos. No entanto, creio, o contraste só reforça que o Brasil precisa de reformas urgentes na educação.

domingo, 9 de junho de 2024

Investimento em direitos

Imagem: Michelle Guimarães

Por WAGNER PIRES*
aterraeredonda.com.br/

As contradições do governo e a greve dos servidores da educação federal de 2024

A greve atual da Educação Federal não é uma peça espalhafatosa da Lava Jato, onde bastava um power point e uma apresentação para conseguir o que se quisesse. Porque diferente da Lava Jato ela contraria a lógica neoliberal. E aponta para o fortalecimento dos direitos, do serviço público e da universidade.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

A greve das Universidades e Institutos federais

Imagem: Maksym Harbar

Por ROBERTO LEHER*

O governo se desconecta de sua base social efetiva ao afastar do tabuleiro político os que lutaram contra Jair Bolsonaro

As greves das universidades Federais, CEFETs[1] e dos Institutos de Federais Educação Tecnológica (IFET)[2], somaram-se à dos Técnicos e Administrativos das Universidades,[3] configurando um quadro de greve nacional. Após medidas protelatórias e reuniões improvisadas, os representantes do ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público apresentaram uma proposta em 15/05/24, rejeitada pela quase totalidade da base do ANDES-SN e do SINASEFE.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...