quarta-feira, 19 de junho de 2024

Universidade, excelência e compromisso social

Foto: Nathan Dumlao

Em artigo no Estado de S.Paulo, o professor Marcos Lopes sugere haver um antagonismo entre compromisso social e formação de excelência. Um típico argumento ladeira abaixo, escorregadio e falacioso

Yara Frateschi

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos Lopes, se dispõe a refletir sobre os “Limites e riscos da universidade redentora”. Para ele, a universidade torna-se “redentora” quando assume a missão de promover justiça social. Haveria uma novidade aí, na medida em que buscar justiça social seria uma “nova atividade”, que vem acompanhada de um decréscimo no investimento na formação intelectual e científica de excelência. Ou seja, Lopes sugere haver um antagonismo entre compromisso social e formação de excelência. Se aceitamos que a universidade tem esse compromisso, segue-se a consequência inevitável e indesejável da perda de qualidade. É um típico argumento ladeira abaixo, escorregadio e falacioso, que merece a nossa atenção.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

A sociedade da história morta

Imagem: Besteyalc

Por ANTONIO SIMPLICIO DE ALMEIDA NETO*

A disciplina de história foi inserida numa área genérica chamada de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, por fim, desapareceu no ralo curricular

Em um futuro não muito longínquo, numa localidade mais próxima do que se imagina, perdido num tempo-espaço distópico, vivia um grupo de pessoas, premido entre o diminuto espaço de experiência e a quase ausência de horizonte de expectativas, numa espécie de presente contínuo, como eles mesmos costumavam dizer. Seres estranhos, esquisitos, excêntricos, diziam alguns.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

A militarização das escolas

Imagem: Imprensa AgruBan

Por ERIK CHICONELLI GOMES*
aterraeredonda.com.br/

A implementação das escolas cívico-militares está inserida em um contexto político específico, marcado por uma agenda conservadora que busca reforçar valores tradicionais e hierárquicos

Como historiador, não posso deixar de refletir sobre as implicações históricas e sociais das escolas cívico-militares no Brasil, especialmente em um contexto de crescente militarização da educação.

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL - O que aprender com a educação japonesa em tempos de crise do ensino brasileiro?

Educação superior brasileira - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nos últimos quatro anos, aumentaram em 4 milhões o número de matrículas de discentes estrangeiros no Japão em cursos de graduação e pós

Rodrigo Bouyer

Recentemente, fui ao Japão. Lá, visitei instituições de ensino e o Ministério da Educação japonês (MEXT). Tive algumas impressões as quais compartilho neste documento. Lembre-se de que o Japão é a quarta maior economia do mundo; enquanto nós somos a nona. Submetendo-nos a diversas perspectivas distintas, notamos que fazemos uma comparação com um lugar, cujos territórios, culturas e economias são distintos dos nossos. No entanto, creio, o contraste só reforça que o Brasil precisa de reformas urgentes na educação.

domingo, 9 de junho de 2024

Investimento em direitos

Imagem: Michelle Guimarães

Por WAGNER PIRES*
aterraeredonda.com.br/

As contradições do governo e a greve dos servidores da educação federal de 2024

A greve atual da Educação Federal não é uma peça espalhafatosa da Lava Jato, onde bastava um power point e uma apresentação para conseguir o que se quisesse. Porque diferente da Lava Jato ela contraria a lógica neoliberal. E aponta para o fortalecimento dos direitos, do serviço público e da universidade.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...