segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Portaria nº 647, de 06 de junho de 2024



PORTARIA Nº 647, DE 06 DE JUNHO DE 2024

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 105, parágrafo único, incisos I e III, da Lei Orgânica do Distrito Federal, resolve:

Edital nº 22, de 05 de junho de 2024

EDITAL Nº 22, DE 05 DE JUNHO DE 2024

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 20, DE 24 DE MAIO DE 2024, REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ALFABETIZADORES E TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA DF ALFABETIZADO -SALDO REMANESCENTE E COMPOSIÇÃO DE CADASTRO RESERVA

Portaria nº 636, de 04 de junho de 2024



PORTARIA Nº 636, DE 04 DE JUNHO DE 2024

SECRETARIA EXECUTIVA

Institui a Comissão Eleitoral Central de que trata a Lei nº 4.751, de 7 de fevereiro de 2012, de caráter permanente, para coordenar as etapas do processo eleitoral para escolha dos conselheiros escolares, diretores e vice-diretores das unidades escolares da Rede Púbica de Ensino do Distrito Federal.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

PROFESSORES - Qual é o papel do educador no Brasil? É importante pensar no ato de ensinar

A atividade docente vem sofrendo um processo de precarização - Créditos: © Joel Rodrigues/Agência Brasília


É preciso valorizar o profissional da educação, oferecendo-lhe condições para que haja exercício de uma práxis que faculte ao educar um pensamento crítico da própria realidade

Rodrigo Bouyer

O educador tem o papel de libertar por meio da palavra. Quem aprende é um sujeito capaz de, pelos seus atos, provocar mudanças na sociedade e na história. Para construir conhecimento, é necessário considerar a experiência de cada um. É preciso valorizar o profissional da educação, oferecendo-lhe condições para que haja exercício de uma práxis que faculte ao educar um pensamento crítico da própria realidade.

Os problemas do ensino a distância e “os seus lugares de fala”

Como está sendo desenvolvido o ensino a distância não atende aos interesses nacionais do Brasil. Créditos: rawpixel

Não há, aqui, uma condenação a priori do EaD. Mas a maneira pela qual está sendo desenvolvido o ensino a distância não atende aos interesses nacionais do Brasil

Dyogo Patriota

O setor de educação superior, do modo como está constituído, dificilmente formará um consenso sobre o ensino a distância. Interessa entender se seu crescimento nos últimos anos foi ou não um erro e se tal modelo deve ser extinto. Dados concretos demonstram que o EaD está profundamente relacionado à precarização do trabalho dos professores. Uma parte dos integrantes do setor diz que o modelo serviu à captação de alunos pobres moradores de regiões nas quais não há IES próximas. Entretanto, tais localidades, no momento presente, são poucas e não justificam a difusão ingente dessa modalidade de ensino.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...