quinta-feira, 27 de julho de 2023

Big Techs e Educação: o fim do professor?

Imagem: Jon Han/The New York Times

Corporações prometem customizar ensino e fazer da educação um game. Por trás do marketing, a cartilha neoliberal: privatizar sistemas públicos via plataformas, forjar o aluno-consumidor e reduzir o docente a um mero operador da tecnologia
Por Antonio Lovato Sagrado, Amanda Aliende da Matta e Enric Prats Gil, no Viento Sur | Tradução: Rôney Rodrigues

A erosão da profissão docente é um fenômeno que vem se desenvolvendo há décadas, principalmente com a aceleração do capitalismo, e é um tema que já vem sendo discutido na Academia e na mídia. Diversas transformações nas últimas décadas vêm determinando diretamente mudanças nos papéis dos professores, algumas diretamente educacionais (como a universalização da educação básica e a ampliação da influência de organismos internacionais nas políticas educacionais nacionais) e outras socioeconômicas (como a globalização ou a rápido desenvolvimento das tecnologias digitais e a expansão de seu uso no dia-a-dia).

Portaria n°3 de 27 de janeiro de 1989

 


PORTARIA N° 3 DE 27 DE JANEIRO DE 1989

A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I, do artigo 37 do Regimento aprovado pelo Decreto n° 2.893, de 13 de maio de 1975, e tendo em vista o disposto no Parecer n° 248/88 do Conselho de Educação do Distrito Federal, conforme Processo n° 030.008380/88,

Portaria de 03 de janeiro de 1989





PORTARIA DE 03 DE JANEIRO DE 1989

A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições regimentais e considerando determinação do governador do Distrito Federal e indicações de Titulares de Órgãos e Entidades,

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Um fiasco e um erro gigantesco que o Brasil está a ponto de cometer

O novo ministro da Educação, Camilo Santana, assumiu o cargo hoje (2), na sede da pasta, em Brasília (Foto: © Luis Fortes/MEC)


Brasil lançará um plano e “digitalização das escolas públicas” sob a tutela do MEC, equivocado do ponto de vista teórico pedagógico e político

Fernando Horta
www.brasil247.com/

Hoje, ocorreu em Montevideo, no Uruguai, o lançamento do Relatório mundial da Unesco sobre a relação entre a educação e a tecnologia. Foi a primeira vez que tal assunto teve um tratamento científico aberto e organizado pela UNESCO. Foi a primeira vez também que a América Latina foi palco deste evento. O Uruguai é hoje, indiscutivelmente, o país mais avançado nestes temas em toda a América Latina. Lá, presente, o ministro Camilo Santana foi muito mal preparado e conseguiu fazer uma fala CONTRÁRIA ao que todo o relatório e o evento procuravam estabelecer.

A maior fraude da história*


A maior fraude da história


NEHEMIAS GUEIROS, JR.

https://revistas.ufrj.br/

NEHEMIAS GUEIROS, JR. | ngueiros@yahoo.com Advogado especializado em Direito Autoral e CyberLaw – Professor da Fundação Getúlio Vargas/RJ e SP e Professor da pósgraduação da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ. Consultor Jurídico do site CONJUR – www.conjur.com.br. Rio de Janeiro, Brasil.

“Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importarei com quem redige as leis”. — Mayer Amschel [Bauer] Rothschild 

“Todo aquele que controla o volume de dinheiro de qualquer país é o senhor absoluto de toda a indústria e o comércio e quando percebemos que a totalidade do sistema é facilmente controlada, de uma forma ou de outra, por um punhado de gente poderosa no topo, não precisaremos que nos expliquem como se originam os períodos de inflação e depressão”. — declaração do pres. americano James Garfield, 1881

Poucas semanas após proferir estas palavras (da segunda citação), dirigidas aos moneychangers, o presidente Garfield foi assassinado. E não foi o único presidente norte-americano morto por eles, como veremos adiante. Para podermos entender melhor quem são os moneychangers (ou argentários), é necessário retornar no tempo até cerca de 200 A.C., quando pela primeira

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...