sábado, 13 de abril de 2024

Portaria nº 385, de 09 de abril de 2024


PORTARIA Nº 385, DE 09 DE ABRIL DE 2024

SECRETARIA EXECUTIVA

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Substituto, por delegação de competência prevista na Portaria nº 367, de 21 de julho de 2021, estabelecida nos termos do inciso VII do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal e do inciso XXI do artigo 182 do Decreto nº 38.631, de 20 de novembro de 2017, em observância ao disposto na Lei Distrital nº 6.023, de 18 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 42.403, de 18 de agosto de 2021; na Portaria nº 614, de 18 de novembro de 2021, e nos demais normativos que dispõem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, resolve:

Portaria nº 402, de 11 de abril de 2024


PORTARIA Nº 402, DE 11 DE ABRIL DE 2024

Altera a Portaria nº 1.329, de 27 de dezembro de 2023, que trata do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal, resolve:

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Religião e educação – problemas e soluções

Muslims reading from the quran – Depositphotos

No Brasil, temos tentativa de Estado laico e consequente escola laica, desde a República, que nunca se realizou, nunca se completou.

por Dora Incontri

Tenho aqui discutido o fundamentalismo que nos assalta no mundo contemporâneo, tentando impor valores e ideologias à sociedade, por grupos ultraconservadores. Caminhos diversos são percorridos para tomar a consciência (ou antes o inconsciente) das massas e fazê-las dóceis às manipulações políticas e aos interesses econômicos das classes dominantes.

Ensaio sobre a pedagogia da indiferença


Por ROGÉRIO GIORGION*
aterraeredonda.com.br/

As escolas praticam a lógica de transformar crianças em produtos que precisam atingir resultados, para que seus gestores sejam reconhecidos como excelentes profissionais

“Tradição não é o culto das cinzas, mas a preservação do fogo.”
Gustav Mahler

Vivemos numa sociedade onde a indiferença é uma característica marcante dos chamados vencedores. Mãe do ódio e do narcisismo, e filha da soberba, a indiferença bloqueia o espírito e o discernimento, levando as pessoas a só enxergar o que perdem, e não querem perder, nunca, nada. Esta lógica está cada vez mais normalizada em nossa sociedade. Com base nisso apresento uma primeira reflexão sobre o papel da escola na construção, manutenção e ampliação dessa lógica. Esse ensaio pretende comparar o que a escola faz hoje com a educação com o que a indústria de alimentos fez – e ainda faz – com a nossa relação com a comida.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

O golpe de 64 continua nas escolas militares do Brasil

Clara Figueiredo, Mercato Domenicale Porta Portese, Balilla_ um por 15,00, três por 30,00 euros, Roma, 2019

Por URARIANO MOTA*
aterraeredonda.com.br/

Ensinando uma falsa história, as lembranças do terrorismo de Estado são ocultadas até hoje no ensino das escolas militares

Talvez fosse melhor o título “O ensino da falsa história nas escolas militares”. Quero dizer: penso nos jovens dos colégios militares, nos rapazes e mocinhas ardorosas e ardorosos tendo que decorar algo como uma história vazia e violentadora, a que chamam história do Brasil – Império e República, de uma Coleção Marechal Trompowsky. Da Biblioteca do Exército.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...