sexta-feira, 28 de julho de 2023

Uma pauta recuada

Imagem: ColeraAlegria

Por LEO VINICIUS LIBERATO*
aterraeredonda.com.br/

A ausência de vontade política de revogar o Novo Ensino Médio por Lula-Camilo, mostra que se trata de uma política que não é imposta externamente ao PT

1.

Se há uma obra de ficção icônica sobre efeitos sociais do lulismo, é o filme Que horas ela volta? de Anna Muylaert. Uma representação da ampliada oportunidade de mobilidade social à juventude proletária e subproletária. A filha da empregada passa no vestibular, o filho da patroa não.

Paulo Freire no Paraguai e as terríveis consequências

Fontes: Rebelião


Em 1972 foi diretor do Instituto Juan Bautista Alberdi na cidade de San Lorenzo, Paraguai. O centro educacional contava com 44 professores, 25 dos quais compartilharam comigo a mensagem da Igreja Católica lançada na cidade de Medellín em 1968 e que se resumia nestas palavras: "A educação em todos os níveis deve tornar-se criativa e antecipar um novo tipo da sociedade na América Latina».

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Big Techs e Educação: o fim do professor?

Imagem: Jon Han/The New York Times

Corporações prometem customizar ensino e fazer da educação um game. Por trás do marketing, a cartilha neoliberal: privatizar sistemas públicos via plataformas, forjar o aluno-consumidor e reduzir o docente a um mero operador da tecnologia
Por Antonio Lovato Sagrado, Amanda Aliende da Matta e Enric Prats Gil, no Viento Sur | Tradução: Rôney Rodrigues

A erosão da profissão docente é um fenômeno que vem se desenvolvendo há décadas, principalmente com a aceleração do capitalismo, e é um tema que já vem sendo discutido na Academia e na mídia. Diversas transformações nas últimas décadas vêm determinando diretamente mudanças nos papéis dos professores, algumas diretamente educacionais (como a universalização da educação básica e a ampliação da influência de organismos internacionais nas políticas educacionais nacionais) e outras socioeconômicas (como a globalização ou a rápido desenvolvimento das tecnologias digitais e a expansão de seu uso no dia-a-dia).

Portaria n°3 de 27 de janeiro de 1989

 


PORTARIA N° 3 DE 27 DE JANEIRO DE 1989

A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I, do artigo 37 do Regimento aprovado pelo Decreto n° 2.893, de 13 de maio de 1975, e tendo em vista o disposto no Parecer n° 248/88 do Conselho de Educação do Distrito Federal, conforme Processo n° 030.008380/88,

Portaria de 03 de janeiro de 1989





PORTARIA DE 03 DE JANEIRO DE 1989

A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições regimentais e considerando determinação do governador do Distrito Federal e indicações de Titulares de Órgãos e Entidades,

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...