quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Edital nº 01, de 02 de janeiro de 2024


EDITAL Nº 01, DE 02 DE JANEIRO DE 2024

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

Decreto nº 45.380, de 02 de janeiro de 2024


DECRETO Nº 45.380, DE 02 DE JANEIRO DE 2024

Exonera titulares das Funções Gratificadas Escolares de Diretor e Vice-Diretor das unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

Decreto de 02 de janeiro de 2024


DECRETO DE 02 DE JANEIRO DE 2024

A VICE-GOVERNADORA NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADORA DO DISTRITO FEDERAL, com fundamento no artigo 92, e no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos XXVI e XXVII, da Lei Orgânica do Distrito Federal, considerando o artigo 38 da Lei nº 4.751, de 07 de fevereiro de 2012 e suas alterações, da Lei Orgânica do Distrito Federal, resolve:

NOMEAR PAOLA SELVA BUENO, Professor, matrícula 228.429-4, para exercer a Função Gratificada Escolar, Símbolo FGE-04, SIGRH 52005489, de Diretor, do JARDIM DE INFÂNCIA 102 SUL, da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Os quatro cavaleiros do apocalipse capitalista-imperialista

Fontes: Sem permissão

Os seguidores dos meus escritos terão notado, espero, que defendo repetidamente que o capitalismo produz quatro cavaleiros apocalípticos que se reforçam e se multiplicam mutuamente: o ecocídio, o pandemia, a guerra nuclear potencialmente terminal e o fascismo.


O capitalismo em suas raízes sombrias

Quero aqui aprofundar esta formulação, explicando como o capitalismo gera cada uma destas ameaças apocalípticas e como os “quatro cavaleiros” se reforçam e, de facto, se multiplicam.

Vamos começar com o primeiro cavaleiro negro, o ecocídio. Refiro-me aqui apenas às alterações climáticas, tendo plena consciência de que o capitalismo produz inúmeras “rachaduras ecológicas” além do aquecimento global (e intimamente relacionado com ele).

Uma política educacional para colonizar mentes



Prabhat Patnaik [*]

A hegemonia imperialista sobre o terceiro mundo é exercida não só através das armas e do poder econômico, mas também através da hegemonia das ideias, fazendo com que as vítimas vejam o mundo da forma como o imperialismo quer que elas o vejam. Em consequência, um pré-requisito para a liberdade no terceiro mundo é libertar-se desta colonização da mente e procurar a verdade para além das distorções do imperialismo. A luta anticolonial estava consciente disto. Na verdade, a luta começa com o alvorecer desta consciência. E uma vez que o projeto imperialista não termina com a descolonização política formal, o sistema educativo nas ex-colônias recém-independentes tem de procurar continuamente ir além das falsidades do imperialismo.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...