sábado, 13 de abril de 2024

Portaria nº 402, de 11 de abril de 2024


PORTARIA Nº 402, DE 11 DE ABRIL DE 2024

Altera a Portaria nº 1.329, de 27 de dezembro de 2023, que trata do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V do parágrafo único do artigo 105 da Lei Orgânica do Distrito Federal, resolve:

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Religião e educação – problemas e soluções

Muslims reading from the quran – Depositphotos

No Brasil, temos tentativa de Estado laico e consequente escola laica, desde a República, que nunca se realizou, nunca se completou.

por Dora Incontri

Tenho aqui discutido o fundamentalismo que nos assalta no mundo contemporâneo, tentando impor valores e ideologias à sociedade, por grupos ultraconservadores. Caminhos diversos são percorridos para tomar a consciência (ou antes o inconsciente) das massas e fazê-las dóceis às manipulações políticas e aos interesses econômicos das classes dominantes.

Ensaio sobre a pedagogia da indiferença


Por ROGÉRIO GIORGION*
aterraeredonda.com.br/

As escolas praticam a lógica de transformar crianças em produtos que precisam atingir resultados, para que seus gestores sejam reconhecidos como excelentes profissionais

“Tradição não é o culto das cinzas, mas a preservação do fogo.”
Gustav Mahler

Vivemos numa sociedade onde a indiferença é uma característica marcante dos chamados vencedores. Mãe do ódio e do narcisismo, e filha da soberba, a indiferença bloqueia o espírito e o discernimento, levando as pessoas a só enxergar o que perdem, e não querem perder, nunca, nada. Esta lógica está cada vez mais normalizada em nossa sociedade. Com base nisso apresento uma primeira reflexão sobre o papel da escola na construção, manutenção e ampliação dessa lógica. Esse ensaio pretende comparar o que a escola faz hoje com a educação com o que a indústria de alimentos fez – e ainda faz – com a nossa relação com a comida.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

O golpe de 64 continua nas escolas militares do Brasil

Clara Figueiredo, Mercato Domenicale Porta Portese, Balilla_ um por 15,00, três por 30,00 euros, Roma, 2019

Por URARIANO MOTA*
aterraeredonda.com.br/

Ensinando uma falsa história, as lembranças do terrorismo de Estado são ocultadas até hoje no ensino das escolas militares

Talvez fosse melhor o título “O ensino da falsa história nas escolas militares”. Quero dizer: penso nos jovens dos colégios militares, nos rapazes e mocinhas ardorosas e ardorosos tendo que decorar algo como uma história vazia e violentadora, a que chamam história do Brasil – Império e República, de uma Coleção Marechal Trompowsky. Da Biblioteca do Exército.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

CRÍTICA - “A Sala dos Professores” e o sistema educacional

Imagem do filme “A Sala dos Professores” (Divulgação/Sony Pictures Brasil)

Como o indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional nos proporciona algumas analogias sobre um sistema educacional incapaz de decifrar a complexidade e de preencher o vazio que incita

Renato Dias Baptista

O filme A Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer) é uma produção com uma teia intricada, e não é por acaso que no universo da crítica cinematográfica fluem inúmeras análises nas redes. Diante desse aspecto, apresento aqui alguns fios da teia desse longa-metragem e algumas variáveis sistêmicas que podem se conectar ao sistema educacional brasileiro.

A Sala dos Professores é uma oportunidade para mergulhar na complexidade do sistema educacional. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, tem como protagonista Carla Nowak (Leonie Benesch) uma professora que busca desenredar uma trama na qual ela também se encontra entrelaçada.

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...