segunda-feira, 10 de março de 2025

Educação, Estado e poder

Imagem: Besteyalc

VINÍCIO CARRILHO MARTINEZ*

Desde O Príncipe de Nicolau Maquiavel, a política sempre vem associada a um sentido de força, imposição – na falta de convicção e de convencimento

Como fazer Educação para o poder (popular), se a política perdeu a graça? Há outra palavra que rima com essa, mas não vou dizer. Em todo caso, fica essa pergunta e uma certeza: o político sem graça, que perdeu a simpatia, só a irá encontrar nos amigos de verdade, junto ao povo pobre, negro e oprimido.

Escreve e não escreve


Paul Graham
paulgraham.com/

Geralmente sou relutante em fazer previsões sobre tecnologia, mas me sinto bastante confiante sobre esta: em algumas décadas, não haverá muitas pessoas que saibam escrever.

Uma das coisas mais estranhas que você aprende se for um escritor é quantas pessoas têm problemas para escrever. Os médicos sabem quantas pessoas têm uma pinta com a qual estão preocupados; as pessoas que são boas em configurar computadores sabem quantas pessoas não são; os escritores sabem quantas pessoas precisam de ajuda para escrever.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Sobre o uso de celular nas escolas

Criança usa celular (Foto: Mirko Sajkov/Pixabay)

O problema do uso de smartphones nas escolas é apenas a ponta do iceberg pelo qual depende a manutenção da própria democracia

Fernando Lionel Quiroga
brasil247.com/


1.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos. A parte do projeto (de autoria do Deputado Alceu Moreira – MDB/RS), que se apresenta como um dispositivo de regulamentação de aparelhos eletrônicos portáteis – o smartphone, para ser mais exato – enfrenta opiniões contrárias de uma parcela expressiva da população.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O necessário resgate do Eros na escola

Imagem: Brain Stauffer/ProPublica

Educação convencional aspira ao controle por meio de protocolos e cartilhas. Deixa escapar o “radar sensível”: a ativação do desejo coletivo, o futuro aberto e o saber-fazer. O mundo é instável. E o pânico da incerteza só atrofia o aprendizado

Por Amador Fernández-Savater, no CTXT | Tradução: Rôney Rodrigues

Tenho tido o privilégio de trabalhar em institutos públicos como “professor visitante” na disciplina de Filosofia há vários anos. Por que digo privilégio? Porque me parece que a escola hoje é um observatório excepcional para olhar e pensar a sociedade em que vivemos. Um microcosmo onde as tendências e os problemas que moldam o mundo compartilhado se reúnem; e onde também, talvez por razões de escala, às vezes se pode intervir, agir e tentar mudar alguma coisa.

sábado, 28 de dezembro de 2024

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach

ANDREA HARADA*

O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido ou inexistente?

Freio de contenção

O Ministério da Educação através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES-MEC), anunciou há tempo ampla revisão do marco regulatório do Ensino à Distância e dos referenciais de qualidade para cursos de graduação nesta modalidade. Tudo indica – ao menos até segunda ordem – que a revisão do marco regulatório deve sair até 31 de dezembro de 2024. É o que estabelece a Portaria 528 publicada em 07/06/2024.

A escola e o celular

Nonato Menezes Bonito seria uma lei para “obrigar” as escolas a terem em cada  uma de suas salas um jarro com planta. Imagine uma planta num...