GRAMSCI E A EDUCAÇÃO
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Drª Maria Lúcia Melo1
Curso de Pedagogia/UEPA/SOCID
Drª. Denise Simões Rodrigues2
Curso de Mestrado em Educação/UEPA/SOCID
RESUMO
Este artigo analisa criticamente as relações dialéticas entre educação, sociedade, cultura e ideologia, a partir do referencial teórico de um dos maiores marxistas do século XX que, sem sombra de dúvidas, é o mais rico e fecundo intérprete do marxismo crítico que a história das Ciências Sociais já foi capaz de registrar até a presente data. É produto de um estudo mais amplo que o Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia – SOCID/UEPA, vem desenvolvendo desde 2007 sobre o Marxismo e a Educação. Neste texto sobre Gramsci e a Educação, as autoras defendem a tese de que toda ação transformadora passa necessariamente pela formação de intelectuais orgânicos das classes populares, comprometidos politicamente com um projeto revolucionário de derrubada da ordem social rumo a uma nova sociedade: a sociedade auto-gestionária. Assim, o objetivo deste trabalho é não apenas contribuir para o aprofundamento teórico-crítico dos aportes teóricos de Gramsci à educação, como principalmente servir de subsídios à uma ação cultural educativa a todos os interessados na luta pela utopia social gramsciana de construir uma sociedade humanizada e democraticamente não formal, mas real para além do capital.