segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Educação sexual nos livros didáticos

Fontes: O Dia See More


A educação sexual é um espaço para regular as relações de poder, pois a arena política ganhou força com a formação dos Estados nacionais. Michel Foucault nos fez ver a plasticidade histórica da sexualidade como forma de exercer o controle sobre os corpos, questiona até mesmo o discurso científico quando busca legitimar uma única orientação sexual como válida e um gênero como dominante sobre o outro (História da sexualidade , século 21, 1987). Essa visão é válida para entender o momento atual: o Sindicato Nacional dos Pais e Mães (UNPF) e os advogados do Conselho Nacional de Contencioso Estratégico impetraram liminar para impedir a distribuição de novos livros didáticos.

sábado, 12 de agosto de 2023

Decreto nº 12.192 de 07 de fevereiro de 1990


Decreto nº 12.192 de 07 de fevereiro de 1990


Dispõe sobre concursos públicos na Administração Direta, nas autarquias e nas fundações do Distrito Federal e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 20, inciso II, da Lei nº 3.751, de 13 de abril de 1960, e considerando ser propósito do Governo garantir o conhecimento, aos seus agentes e à comunidade em geral, das normas que disciplinam sua conduta; considerando a necessidade de consolidar, em um único documento, os dispositivos que regulamentam os concursos públicos, de modo a uniformizar os procedimentos;

Decreto nº 12.179 de 31 janeiro de 1990

 



Decreto nº 12.179 de 31 janeiro de 1990


Dispõe sobre a transposição de servidores para cargos da Carreira Magistério Público do Distrito Federal, do Quadro de Pessoal do Distrito Federal e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 20, inciso II, da Lei na 3.751, de 13 de abril de 1960, e tendo em vista o disposto na Lei na 066, de 18 de dezembro de 1989,

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

GRAMSCI E A EDUCAÇÃO

 

GRAMSCI E A EDUCAÇÃO


https://paginas.uepa.br/

Drª Maria Lúcia Melo1
Curso de Pedagogia/UEPA/SOCID
Drª. Denise Simões Rodrigues2
Curso de Mestrado em Educação/UEPA/SOCID


RESUMO

Este artigo analisa criticamente as relações dialéticas entre educação, sociedade, cultura e ideologia, a partir do referencial teórico de um dos maiores marxistas do século XX que, sem sombra de dúvidas, é o mais rico e fecundo intérprete do marxismo crítico que a história das Ciências Sociais já foi capaz de registrar até a presente data. É produto de um estudo mais amplo que o Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia – SOCID/UEPA, vem desenvolvendo desde 2007 sobre o Marxismo e a Educação. Neste texto sobre Gramsci e a Educação, as autoras defendem a tese de que toda ação transformadora passa necessariamente pela formação de intelectuais orgânicos das classes populares, comprometidos politicamente com um projeto revolucionário de derrubada da ordem social rumo a uma nova sociedade: a sociedade auto-gestionária. Assim, o objetivo deste trabalho é não apenas contribuir para o aprofundamento teórico-crítico dos aportes teóricos de Gramsci à educação, como principalmente servir de subsídios à uma ação cultural educativa a todos os interessados na luta pela utopia social gramsciana de construir uma sociedade humanizada e democraticamente não formal, mas real para além do capital.

Brasil - Legislação Educacional Federal

 

Brasil - Legislação Educacional Federal


Ano da Publicação

Ensino à distância

Imagem: Ron Lach ANDREA HARADA* aterraeredonda.com.br / O que será do professor no novo marco regulatório do EaD: sujeito oculto, indefinido...